Foto: Charles Guerra (Diário)
Eduardo (à esq.) e Ricardo relataram que perderam muitos equipamentos por conta do problema e pedem ressarcimento
Cerca de 140 moradores do Bairro Tancredo Neves perderam equipamentos elétricos e eletrônicos em um curto circuito que ocorreu na tarde de quarta-feira, por volta das 13h25min, na Rua Dario Prates Rodrigues.
Os moradores relatam que uma caçamba estava trabalhando em uma obra da rede de água do local e desconfiam que o veículo possa ter atingido a rede. Logo depois, uma equipe da RGE Sul foi até o local, reestabeleceu a luz, fez a poda de uma árvore e colocou um aparador de rede. Em nota, a concessionária informou que a vegetação teria causado o curto circuito.
Segundo Zaira Ribeiro Soares, que tem um estabelecimento comercial no local, na hora do acidente, o susto foi grande.
- Aqui, tivemos duas câmeras-frias queimadas. O prejuízo não foi tão grande porque temos gerador. Mas, na hora, o barulho foi muito alto. Levamos um susto. Muita gente que mora por aqui perdeu tudo o que tinha de equipamento, comentou.
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O microempresário Ricardo Fagundes Diniz, 38 anos, disse que perdeu três televisores, um celular, uma máquina de lavar, um aparelho de ar-condicionado e o motor do portão eletrônico. Segundo ele, um técnico da RGE esteve na casa dele verificando os equipamentos e informou que o morador deve fazer dois orçamentos para conserto dos objetos e custear os reparos. Depois disso, a RGE Sul vai analisar se vai ou não ressarcir os usuários.
Eduardo dos Santos da Silva, 46 anos, também teve prejuízos. Na casa dele, queimaram uma televisão, o aparelho digital da TV, um carregador de celular, um DVD e uma máquina de lavar. Ele também reclamou da dor de cabeça para conseguir o ressarcimento pelas perdas.
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A mesma reclamação vem de Irã Tadeu Severo Dias, 55 anos. O vigilante perdeu quatro equipamentos e aguarda a avaliação de técnicos da companhia de fornecimento de energia.
- Fui na Polícia Civil, mas disseram que não tinham como fazer ocorrência. Me disseram para procurar a empresa. Ficou de vir um técnico aqui, e nada até agora, reclamou Dias.
Sobre o ressarcimento, a RGE Sul informou que os clientes que tiveram algum dano em aparelho elétrico, causado por problemas na rede de energia, podem procurar a concessionária por meio dos canais de relacionamento. Os casos são analisados individualmente obedecendo aos procedimentos determinados por regulação específica do setor. Pela regra, o cliente tem até 90 dias depois da ocorrência do dano para fazer o pedido. O consumidor deve fornecer uma breve descrição do ocorrido, com informações sobre a provável data e o horário do dano, sobre a unidade consumidora, sobre os problemas apresentados e sobre a marca e modelo do aparelho.